ENVIO DAS 3 IMAGENS PARA A EXPOSIÇÃO

1. Envio até ao dia 28, Domingo, 12h00, impreterivelmente, sem excepções, mesmo!
2. No FINAL DA PÁGINA encontra o endereço para envio.
3. Observar que seja atingido 100% do processo. Poderá não receber email de confirmação, o importante é observar o processo de envio a ser finalizado. Não deverá fechar a página nem desligar-se da internet por forma a não interromper o processo. Tem uma ligação à internet lenta?

- Caso pretenda enviar novamente uma nova versão do mesmo ficheiro (porque se enganou a exportar ou editar por ex.), pode enviar, será assumido o último ficheiro enviado (mas terá que ter exactamente o mesmo nome do ficheiro que pretende substituir para que a substituição seja realizada). Exemplo: reparou que a fotografia do ficheiro “hugolima1.jpg” precisava de melhor edição, basta enviar novamente esse ficheiro editado e com o mesmo nome “hugolima1.jpg”, o que enviou antes irá ser automaticamente substituído.

- ANTES DE ENVIAR, LER A INFORMAÇÃO ABAIXO POR FORMA A EVITAR PROBLEMAS RELACIONADOS COM A PROPORÇÃO DO ENQUADRAMENTO E QUALIDADE. FICHEIROS ENVIADOS DE FORMA ERRADA, SERÃO IMPRESSOS MAS NÃO SERÃO EXPOSTOS - 

Impressão e montagem: Dada a importância desta exposição, ficarei eu responsável por acompanhar a impressão na COLORFOTO e colocação em k-line e corte das imagens na NORCOPIA. Dessa forma certifico-me de que a montagem em k-line foi bem realizada assim como que os ficheiros que me enviaram para impressão encontram-se com as medidas e resolução correcta – irei verificar uma a uma.

Os preços de impressão e K-line também serão mais baratos uma vez que tenho desconto de profissional. Cada fotografia ficará por 5,82 Eur já com impressão+suporte k-line 5mm e mão de obra = 17,46 Euros total as 3 fotografias em tamanho 20×30 cm. 

Deve realizar o pagamento para o nib/iBAN (até ao dia 28 de Agosto para que possa avançar com a impressão dessas imagens): 

IBAN PT50 0023 0000 45444027126 94

Após pagamento, pf. preencher este formulário para que eu tenha conhecimento e valide pagamento. Esta é a única forma. Preencher:  https://forms.gle/XGC5VaVd2bigt1Dt7

As fotografias são suas, leva quando se der a desmontagem da exposição.

_

IMPORTANTE! ANTES DE ENVIAR, LER:
Cuidados a ter com os ficheiros:

Não sabem editar e exportar?  Não o façam. Simplesmente enviam os ficheiros originais (JPEG e nunca RAW). Claro que, tendo em conta que algumas imagens só vão a exposição com a edição sugerida.

1) Deverão ver qual é a resolução/dimensão dos ficheiros que me estão a enviar. Os ficheiros deverão ter pelo menos: Dimensão/Resolução mínima 1300×1950 | Dimensão/Resolução IDEAL: mínimo de 2500×3750. Podem saber qual a dimensão da imagem no “Explorador do Windows” ou “Finder”, indo às propriedades do ficheiro. Ou, no Lightroom, abrindo na Biblioteca -> Modo de exibição de Lupa (duplo clique sobre a imagem) e clicar na tecla “i” até aparecer o tamanho.

Se utilizarem o Lightroom, deverão exportar em JPEG - qualidade 100 (muito importante) – e não ter a opção “Limitar tamanho do arquivo a:” seleccionada. | Na opção redimensionar, podem NÃO redimensionar (desmarcam a opção) e dessa forma enviam na resolução original (preferencialmente). Resolução 300 pixels por polegada.

Se o ficheiro exportado tiver menos do que 1mb (ver peso do ficheiro no “Explorador do Windows/Finder”), devem estranhar, poderá não ter sido exportada de forma correcta – verificar se as opções estão correctas na janela de exportação. Ou, pode ser uma imagem com pouca informação de cor (imagem com assunto pequeno e fundo branco ou preto ou imagem a preto e branco) e pela ausência de informação de cor ser um ficheiro com peso leve, nesse caso tudo bem.

Importante: NÃO importar para o Lightroom uma imagem que já foi exportada/editada. Devem trabalhar sempre com os ficheiros originais e não versões já exportadas (por exemplo, as páginas que têm em ficheiro do portefólio) pois corre o risco de ter um resultado final com muita compressão e notável perda de qualidade.

ENQUADRAMENTO: Se usaram no Lightroom a ferramenta de “Sobreposição de Corte” (enquadramento) devem verificar se as fotografias estão na proporção da impressão para a exposição escolhendo “Aspecto: 2×3/4×6″ – 20x30cm tem essa proporção. Se as vossas fotografias não tiverem formato proporcional ao 35mm/20x30cm [onde um lado é 1,5x maior do que o outro] elas irão sofrer um corte na impressão. Se as imagens foram realizadas com câmera reflex, em princípio, estarão no formato certo a menos que as tenham editado no enquadramento de forma não proporcional (cadeado fechado). Se fotografaram com câmara compacta ou algumas híbrida, algumas fotografam em formato não proporcional (Olyumpus, por exemplo). Terão que utilizar a ferramenta “Sobreposição de corte” e reenquadrar a imagem no Lightroom nas proporções 2×3 ou 4×6. Ou inserir as medidas 20×30 em “Inserir personalizado” ao clicarem em “Aspecto: Original” nas opções da ferramenta de reenquadramento. Também, se fotografaram com camera reflex e efectuaram um reenquadramento, certifiquem-se de que foi realizado com proporção ao formato de forma correcta (e não aleatório. Antes de enquadrar: cadeado fechado - Aspecto: Original.). Se disser no Aspecto: Personalizado, perderam a proporção! Devem voltar atrás e repetir o processo.

enquadramento-lightroom

Os vídeos de apoio/gravação das aulas de Tratamento Digital, continuam online para vosso apoio!

NOME DO FICHEIRO

2) Os 3 ficheiros têm que ter o vosso nome (sem espaços e sem caracteres com acentos ou cedilhas: á,ã,ç). Desta forma: hugolima1.jpg | hugolima2.jpg | hugolima3.jpg (e nunca josécachaça1.jpg). SEM ESPAÇOS
Ficheiros sem nome do formando serão REJEITADOS.

Só serão aceites os ficheiros que respeitem esses pontos.
 
Os problemas mais comuns que costumam cometer (a evitar):
- Imagens exportadas com qualidade de compressão JPEG inferior a 100 (provocando assim uma perda considerável na qualidade da imagem) ou com a opção “Limitar tamanho do arquivo a:”
- Reenquadramentos realizados perdendo a proporção. Recordo, ​se reenquadrarem para a exposição devem colocar a proporção ​em 4×6 na opção ASPECTO nas opções da ferramenta de Sobreposição de corte (reenquadramento).
- Imagens exportadas com marca de água. NÃO seleccionar marca de água.
- Imagens que foram exportadas como páginas através do módulo IMPRIMIR para o portefólio e que como tal, têm uma moldura em redor. Fotografias têm sempre que ser exportadas no módulo Biblioteca ou Revelação e nunca exportando a partir do módulo IMPRIMIR pois dessa forma estão a exportar páginas e não, fotografias.
- Imagens com baixa resolução. ENVIAR COM A RESOLUÇÃO ORIGINAL E NÃO REDIMENSIONAR AO EXPORTAR:

Não existe segunda oportunidade! Antes de enviar, leu todos os aspectos acima mencionados e tem a certeza que os 3 ficheiros respeitam o acima pedido? (não apresenta aspectos condicionantes como: nome de ficheiro errado/proporção da imagem errada/moldura ou espaço em redor da fotografia/marca de água presente/baixa resolução/compressão…)

Se sim, pode avançar:
1- Clicar no botão “Enviar as 3 imagens para exposição”
2- Indique quais os 3 ficheiros que pretende enviar. Aguardar até que a barra de progresso por cada imagem atinja os 100%. Após atingidos os 100%, recebe mensagem “Envio Concluído”. Não fechar a página antes de concluído o processo.

4. Montagem

A montagem da exposição será no dia 8 de Setembro, Quinta-feira. Por volta dessa data contacto para perceber quem está disponível para auxiliar. Serão necessárias umas 30 pessoas.

5. Jantar

A inauguração terá, claro, direito a jantar pelas 20h00 (por confirmar) no restaurante do mercado Ferreira Borges! Enviarei posteriormente detalhes e opções de ementas. Quando receberem email sobre o jantar, respondam logo que possível a indicar confirmação de participação. O restaurante fará 30% de desconto proporcionando assim menus por uns 15 Euros. Após o jantar, descemos para a inauguração da exposição. Enviarei depois email com detalhes sobre o jantar.

6. Convidem! 

Podem convidar a vossa famílias, amigos, etc, para a inauguração!

Boas fotos e até breve!! Inspirem-se! Bom trabalho! Conto com a vossa participação, mesmo que não consigam marcar presença na inauguração, terão depois oportunidade de a visitar.